Últimos assuntos
Entrar
As Crônicas de Samaria :: Mãos dos Deuses :: Mecânicas :: Itens e Comércio
Pai de Todos
Imagem grande :
Imagem grande :
[OPCIONAL] - Culinária - Postado Qua Jan 15, 2020 7:42 pm
As Crônicas de Samaria
Culinária
Todo universo possui a coisa mais gostosa do mundo: Comida. E comer é algo maravilhoso, mas... Como impacta em Samaria?
– Como funciona –
A culinária é algo muito bom. Mas se feito em exagero, te faz mal. E como qualquer outra coisa, culinária demanda conhecimento e cuidado para que o que está sendo preparado, não fique ruim.
Tudo que a pessoa come rende para ela Pontos de HP temporários. Estes pontos só funcionam 50% para pessoas que estão feridas. Porém, se a pessoa comer mais de duas vezes dentro de três turnos, ela fica cheia, e perde 03 pontos de agilidade, demorando 3 turnos para voltar ao seu normal. Comer uma refeição (Combinação de porções) te deixa com status alimentado e se comer mais alguma coisa, também ficará com status cheio.
Em caso de bebidas, caso o personagem venha a beber mais de 3 doses de bebidas alcoólicas, ele fica bêbado, o que reduz 30% de sua agilidade e destreza.
– Como Cozinhar –
Assim como na alquimia, cozinha é questão de passo a passo. Refeição solta, comidas soltas, rendem pouco HP. Mas uma refeição completa, com mais de três itens, pode render um bom HP para começar a aventura.
Para cozinhar, você deve respeitar a dificuldade do ingrediente. Três ingredientes combinados se tornam uma refeição. Você pode comer itens separados, como apenas o arroz, ou apenas o feijão, caso não tenha outros ingredientes para montar uma refeição.
Segue a lista de ingredientes.
- Ingredientes:
Grãos em geral (Arroz, Feijão, Lentilhas, Arroz doce) -> Dificuldade de preparo: 10
Preço no mercado -> 50 SB a porção.
Bônus -> +50 hp por porção comida.
Saladas (Alface, tomate, pepino, legumes em geral) -> Dificuldade de preparo: 05.
Bônus -> +25 por porção comida.
Preço no mercado -> 50 SB a porção.
Carnes (Bovina, Suína, Brancas em geral) -> Dificuldade de preparo: 15.
Bônus -> +125 por porção comida.
Preço no mercado -> 01 SP a porção.
Massas (Macarrão, Pizza, Pães em geral) -> Dificuldade de preparo: 15.
Bônus -> +125 por porção comida.
Preço no mercado -> 01 SP a porção.
Doces (Sobremesas, doces pequenos, balas) -> Dificuldade de preparo: 15.
Bônus -> +125 por porção.
Preço no mercado -> 01 SP a porção.
Alcool (Para bebidas) -> Dificuldade de preparo: 15.
Bônus -> +125 por dose.
Preço no mercado -> 01 SP a porção.
Álcool de arroz (Para bebidas) -> Dificuldade de preparo: 10.
Bônus -> +75 por dose.
Preço no mercado -> 01 SP a porção.
Frutas (Para bebidas) -> Dificuldade de preparo: 05.
Bônus -> +25 por dose.
Preço no mercado -> 50 SB a porção.
Para cozinhar, basicamente, basta narrar preparando o ingrediente. Caso você falhe, o ingrediente ficará como queimado e perderá 50% de seu efeito (arredondando para baixo valores quebrados). Após a narrativa, efetue a rolagem de 1d20+Modificador de Culinária.
Álcool pode ser usado também em comidas, como tempero! Explique de maneira coerente e sua refeição também poderá recuperar mana.
|
|